sexta-feira, 13 de maio de 2011

Encontro de professores da Escola Ativa 10/05/2011

O programa Escola Ativa continua tendo como finalidade maior a reorientação da prática pedagógica, isso ficou bem claro no Micro centro de estudos demonstrado pelo o empenho da equipe pedagógica responsável pela organização e também pela escolha da palestrante, que nosso grupo achou maravilhosa, simples no falar, e que mostrou muita propriedade na metodologia da Escola Ativa.
O encontro só veio reforçar que metodologia da Escola ativa é o eixo norteador para o nosso planejamento enquanto educadores comprometidos com a educação do campo e com as turmas multisseriadas.
Fizemos a capacitação mas ainda tínhamos muitas dúvidas que nos confundiam na hora de colocá-las em prática. A formação do micro centro só veio a fortalecer a nossa caminhada e dar mais indicadores que faltavam para complementar a nossa prática. Sabemos que cada escola tem sua realidade e é sobre ela que devemos nos voltar, sem a preocupação de copiar nada de fora, pois assim ela perderá sua identidade.
Nossas ações dentro da metodologia da escola ativa:
# Deverão ser ainda mais participativas com as próprias crianças da escola, pois sabemos que o principal objetivo é criar lideranças e fortalecer o campo, por isso os professores estão bem conscientes de que não basta ter um canto de aprendizagem mas que as crianças tem que saber porque ele foi criado.
# Fortalecer os Comites com ações integradas, que estimulem ações de cidadania, a atividade social.
# A sensibilização das famílias e a maior participação, realizando ações que eles venham a participar e contribuir para o processo de aprendizagem.
Atualmente, muito se falam da necessidade de se melhorar a educação do campo mas sabemos que as práticas urbanas ainda são valorizadas, pelas famílias. Reconhecemos a necessidade de mudar em muitos aspectos mas ainda realizamos poucas ações nesse sentido e o da programa Escola Ativa está ressignificando nossos saberes.
O que mais nos preocupa enquanto educadores do campo é que temos que contribuir para fazer o processo inverso, pois a escola da cidade parece ser mais atrativa. Os próprios pais desejam a vida diferente da sua para seus filhos, pois passam a idéia de que o trabalho no campo é árduo.
Acreditamos que as mudanças serão lentas, pois são poucas as políticas de incentivo para permanência no campo.
Em nossa localidade só permanecem as famílias que tem um pedaço de terra, mas que mudaram hábitos arraigados, que passaram a discutir novos paradigmas de desenvolvimento, que incluíram temas de sustentabilidade, de conservação da natureza e que implementaram novas práticas de produção agrícola.
Como nos foi dito, uma forma de avaliar se os professores anteriormente capacitados pelo programa, trabalharam as questões em sala-de-aula, é as crianças saberem explicar o porque dos trabalhos realizados esse é o melhor indicador para ver se estamos no caminho certo.

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