quarta-feira, 5 de setembro de 2012
PROJETO:FORTALEZA DOS VALOS: EU TAMBÉM FAÇO PARTE DESSA HISTÓRIA
1. IDENTIFICAÇÃO
1.1. Título do Projeto: Fortaleza dos Valos: Eu também faço parte dessa história
1.2. Executora: Escola Estadual de Ensino Fundamental Coronel Lúcio Annes Dias, situada na Fazenda Colorado, no município de Fortaleza dos Valos - RS, CEP 98125-000, Fone 055 3328 1252 – Ramal 274.Email eeclad@comnet.com.br
1.3. Equipe de Trabalho: Todas as professoras da escola.
2. INTRODUÇÃO
O projeto de trabalho da E.E.E.F.Coronel Lúcios Annes Dias para 2012- Fortaleza dos Valos: Eu também faço parte dessa história" visa aproximar mais os alunos da realidade de seu município que, em 2012 comemora seu 30º Aniversário de Emancipação político administrativo.
Este trabalho pretende, através da pesquisa participativa, investigar, juntamente com alunos da Educação Infantil as séries finais do ensino fundamental, a história de cada uma das localidades do município de Fortaleza dos Valos, aproximando a história oral, coleta de objetos do processo de investigação da identidade e das relações que se estabelecem entre estes sujeitos, escola e comunidade. Deseja-se, assim, com esta pesquisa, que as pessoas da comunidade visitada relatem suas histórias, num resgate da memória do grupo, no qual se espera que a escola seja canal do resgate desta história e seus interlocutores alunos e comunidade possam construir juntos estas narrativas.
Sabemos que escola e comunidade são agentes de aprendizagem, principalmente em se tratando de uma comunidade escolar com características tão próprias, já que está inserida em zona rural. Nesse sentido, podemos nos indagar se há o envolvimento da realidade destes alunos, sua cultura, no seu processo de formação.
3. JUSTIFICATIVA
Pretende-se também resgatar experiências construídas em outros momentos pela localidade, por alunos, professores, comunidade, ouvir seus relatos, buscar registros que possam ser ponto de partida para novas experiências.
Pretendemos ainda, registrar em vídeo um pouco da constituição da localidade, sua história, cultura, seus saberes, crendices, ou seja, a identidade destes sujeitos. Contudo, o trabalho de resgate história só será possível se nós educadores contribuirmos com essa tarefa, assim nosso passado servirá de elemento para as gerações presentes e futuras.
4.OBJETIVO GERAL
• Conhecer a realidade das localidades de Fortaleza dos Valos, na qual pretendemos com os alunos, por meio da entrevista, fotografia e do vídeo, apreender que relações se estabelecem nesse espaço. O que poderemos conhecer por meio do registro dos moradores, de suas narrativas, das imagens capturadas. Através da pesquisa os alunos possam produzir materiais que retratem a realidade estudada.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Desenvolver um trabalho integrado e interdisciplinar da cultura das localidades de Fortaleza dos Valos.
• Elaborar portfólio a partir das pesquisas e trabalhos dos alunos.
• Desenvolver o conhecimento, a valorização resgate e a divulgação da cultura local para a comunidade através de uma Mostra do conhecimento.
• Identificar os costumes e tradições que são cultivados em cada localidade .
6.METODOLOGIA
Este projeto será realizado num primeiro momento com os professores organizarão seu roteiro de trabalho, contatando antecipadamente com moradores das localidades para que possam ter um ponto de encontro no momento da pesquisa. E, num segundo momento será realizado um passeio para conhecer os limites do município e será feito um cronograma de visitas em cada localidade.
6 PÚBLICO ALVO
Alunos da E.E.E.F.Coronel Lúcio Annes Dias, da Educação Infantil a 8ª série do Ensino Fundamental, professores, funcionárias e comunidade escolar.
7. CRONOGRAMA
23/08 Viagem para conhecer os limites do município.
24/08 Atividade na localidade Sutil- Profª Maristela
28/08 Atividade na localidade Rincão dos Valos- Profª Cristiane
29/08 Atividade na localidade Pontão- Profª Jamila e Nelda
30/08 Atividade na localidade Sede Vitória- Profª Tere
04/09 Atividade na localidade Portão – Profª Juliane e Isabel
INFORMATIVO AOS PAIS
HORÁRIO DAS AULAS
A pontualidade favorece o entrosamento dos alunos e um ambiente propício ao ensino e à aprendizagem. Não há intervalos entre as aulas, além do recreio. O aluno deverá permanecer em sala, aguardando o professor.
Os pais tem que justificar a falta do filho(a) em dias de avaliações. Exceto nos dias que não tiver transporte ou por outro motivo justificável.
Observações
As férias escolares será do dia 16/07 devendo retornar 30/07.
1. Comunicar a escola ou prof. em caso de doença, motivo que justifique a ausência do aluno nas aulas. Sempre que possível trazer atestado médico.
2. Para se ausentar mais cedo, antes do término da última aula, o aluno precisa apresentar a Direção Escolar justificativa por escrito ( ou telefone) dos pais/responsáveis.
3. Ao final do turno, os alunos que permanecerem na escola devem ficar no pátio. A direção não se responsabiliza por atos ocorridos fora do pátio escolar.
EDUCAÇÃO FÍSICA:
É obrigatória a freqüência às aulas.
O aluno poderá ser dispensado da prática da Educação Física quando:
- comprovar impossibilidades por motivos médicos.
Durante os horários de Educação Física, os alunos dispensados deverão permanecer na área de esporte.- realizar trabalho orientado pelo prof.
Para a prática de Educação Física vir com roupa adequada. Não é permitido o uso de jeans. O calçado adotado é tênis. Em dias de chuva trazer outro tênis.
Não é permitido o uso de short curto, saia, vestido ou macacão e assessório( brincos, bonés)
Dias de Educação Física turno da tarde é segunda e sexta- feira.
COMUNICAÇÃO COM A FAMÍLIA
1. A comunicação do Colégio com a família é feita através de avisos padronizados.
2. Compete ao aluno entregar aos pais bilhetes e avisos e aos pais assinar mostrando estar ciente.
3. Os projetos e as atividades escolares e extraclasse serão comunicadas por meio de, boletim informativo, ou bilhete entregue ao aluno.( verificar sempre na agenda)
4. Os alunos do 6º ao 9º Ano realizam trabalhos em grupo, apenas na escola, ressalvados os casos especiais, comunicados à família, através de bilhetes que podem ser assinados pela prof. da disciplina.
– OUTRAS CONDUTAS DISCIPLINARES
1. Não é permitido o uso de telefone celular durante o período das aulas: ele deve ser desligado e guardado. Sendo de responsabilidade do aluno o cuidado quanto à perda ou extravio. Não levar nas aulas de Educação Física.
2. Todo o material deve ser marcado com o nome completo do aluno, bem visível. O material perdido dos alunos deverá ser procurado na Direção Escolar.
3. É conveniente que os pais verifiquem, diariamente, as normas disciplinares. Sempre que necessário, a escola se comunica por meio de avisos padronizados.
4. Nas Reuniões de Pais, serão abordados os assuntos de interesse geral. Os casos particulares são tratados individualmente. A Escola tem prazer em atender os pais.
5. Recomenda-se que os alunos tenham, além dos deveres, um horário fixo de estudo: o tempo depende da necessidade de cada um.
6. A Escola não pode medicar o aluno:se tiver remédio comunicar a escola. E se tiver, mandar escrito as recomendações.
7. Quando os pais desejarem comemorar o aniversário dos filhos na Escola, sugere-se que avisem antecipadamente, somente para os colegas da turma.
8. Não é permitida a saída dos alunos do pátio da escola em horário escolar, incluindo recreio.
9. Sempre que houver necessidade os pais devem vir até a escola ou ligar para a direção.
10. Nos dias das Oficínas, o local de encontro é na escola.
Desfile Estudantil
A E.E.E.F.Coronel Lúcio Annes Dias está localizada no Distrito de Fazenda Colorados, distante 18 km da Sede, foi reconstruída na localidade em 1970, acompanhando um grupo de pequenos agricultores, que na ocasião tiveram suas terras desapropriadas e alagadas pelas águas da Barragem do Passo Real.
O corpo discente é constituído de filhos de pequenos proprietários de terras, locatários de terras e, filhos de agregados que representam grande parte da clientela, motivo pelo qual está sempre oscilando o número de nossos alunos. Atualmente a escola atende 10 alunos da Educação Infantil, sendo essa uma parceria com a prefeitura Municipal a qual mantém o professor e a escola oferece a infra-estrutura e 68 alunos do 1º ano a 8ª série do Ensino fundamental.
Acreditamos que um dos meios em que o aprender a conviver se concretiza na escola é através dos temas relacionados ao cuidado com o ambiente, e por já ter uma caminhada no que se refere a questão Ambiental, muitos foram os avanços constatados. Hoje observa-se esses avanços na mudança de comportamento de toda comunidade escolar, frente as questões ambientais.
Isso tem se concretizado em nossa comunidade escolar através do Projeto de Educação do Campo, que tem como um dos objetivos, conscientizar e estimular toda comunidade escolar na valorização da educação e do ensino no meio rural. O projeto é trabalhado de forma interdisciplinar e, tem possibilitado o envolvimento dos jovens, professores, funcionários e comunidade em diferentes atividades da escola.
A Escola, enquanto entidade representativa e participativa junto a nossa comunidade, está sempre presente nos eventos, nas campanhas, na resolução de problemas sociais, bem como na integração com os demais educandários do município. Em 2012 buscamos parceiras com o Sindicato dos Trabalhadores, o qual já nos proporcionou cursos direcionados aos alunos e pais, dentre os cursos o de macramê, pintura e artesanato.
Participamos também de projetos oferecidos pela Equipe de saúde do município, a qual faz um trabalho de prevenção oferecendo oficinas nas de artesanato e atividades físicas, a qual tem como finalidade trabalhar com jovens e adolescentes o corpo e a mente.
A escola participa do projeto de Dança folclórica o qual é proporcionado pela prefeitura municipal e dele participam alunos dos anos iniciais, projeto que é um incentivo ao cultivo das tradições já que na localidade foi resgatado, “A Mateada da Integração” um evento realizado com todas as entidades, evento que está marcado no calendário municipal, neste ano acontecerá no dia 16 de setembro.
Sabemos que escola e comunidade são agentes de aprendizagem, principalmente em se tratando de uma comunidade escolar rural, por isso este projeto tem a função de mostrar não só aos alunos, mas a toda comunidade, que podemos e devemos conhecer a HISTÓRIA das localidades que compõem o município, pois é nele que vivemos, nos tornamos cidadãos e muitas vezes, passamos por toda a nossa experiência de vida nela.
As crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental celebram a Semana da Pátria com uma significativa homenagem ao Município no ano que comemora seu 30º aniversário e ao Brasil, centrada no tema do projeto em desenvolvimento pela escola: Fortaleza dos Valos: Eu também faço parte dessa história.
Este trabalho está sendo realizado através da pesquisa participativa, em que alunos e professores visitam as localidades do município de Fortaleza dos Valos, resgatam experiências construídas em outros momentos, por alunos, professores e pela comunidade. O que está sendo apresentado hoje pela comunidade escolar, é parte do trabalho da pesquisa já realizada nas localidades visitadas.
Neste ano de 2012, nosso civismo está ainda mais fortalecido, porque a escola coronel Lucio celebra seu 56º ano de fundação. Festejamos esta data, demonstrando nosso amor e o nosso patriotismo, expressando respeito à nossa querida Pátria, nosso Estado e ao nosso município. Acreditamos que sempre devemos trazer conosco estes ideais e assim tornaremos nossa sociedade melhor de se viver, pois essas atitudes fazem com que nos tornemos cidadãos de verdade, pessoas merecedoras de respeito, afinal para nossa comunidade, "Pátria é vida com dignidade”.
Assinar:
Postagens (Atom)