quarta-feira, 5 de setembro de 2012

PROJETO:FORTALEZA DOS VALOS: EU TAMBÉM FAÇO PARTE DESSA HISTÓRIA

1. IDENTIFICAÇÃO 1.1. Título do Projeto: Fortaleza dos Valos: Eu também faço parte dessa história 1.2. Executora: Escola Estadual de Ensino Fundamental Coronel Lúcio Annes Dias, situada na Fazenda Colorado, no município de Fortaleza dos Valos - RS, CEP 98125-000, Fone 055 3328 1252 – Ramal 274.Email eeclad@comnet.com.br 1.3. Equipe de Trabalho: Todas as professoras da escola. 2. INTRODUÇÃO O projeto de trabalho da E.E.E.F.Coronel Lúcios Annes Dias para 2012- Fortaleza dos Valos: Eu também faço parte dessa história" visa aproximar mais os alunos da realidade de seu município que, em 2012 comemora seu 30º Aniversário de Emancipação político administrativo. Este trabalho pretende, através da pesquisa participativa, investigar, juntamente com alunos da Educação Infantil as séries finais do ensino fundamental, a história de cada uma das localidades do município de Fortaleza dos Valos, aproximando a história oral, coleta de objetos do processo de investigação da identidade e das relações que se estabelecem entre estes sujeitos, escola e comunidade. Deseja-se, assim, com esta pesquisa, que as pessoas da comunidade visitada relatem suas histórias, num resgate da memória do grupo, no qual se espera que a escola seja canal do resgate desta história e seus interlocutores alunos e comunidade possam construir juntos estas narrativas. Sabemos que escola e comunidade são agentes de aprendizagem, principalmente em se tratando de uma comunidade escolar com características tão próprias, já que está inserida em zona rural. Nesse sentido, podemos nos indagar se há o envolvimento da realidade destes alunos, sua cultura, no seu processo de formação. 3. JUSTIFICATIVA Pretende-se também resgatar experiências construídas em outros momentos pela localidade, por alunos, professores, comunidade, ouvir seus relatos, buscar registros que possam ser ponto de partida para novas experiências. Pretendemos ainda, registrar em vídeo um pouco da constituição da localidade, sua história, cultura, seus saberes, crendices, ou seja, a identidade destes sujeitos. Contudo, o trabalho de resgate história só será possível se nós educadores contribuirmos com essa tarefa, assim nosso passado servirá de elemento para as gerações presentes e futuras. 4.OBJETIVO GERAL • Conhecer a realidade das localidades de Fortaleza dos Valos, na qual pretendemos com os alunos, por meio da entrevista, fotografia e do vídeo, apreender que relações se estabelecem nesse espaço. O que poderemos conhecer por meio do registro dos moradores, de suas narrativas, das imagens capturadas. Através da pesquisa os alunos possam produzir materiais que retratem a realidade estudada. 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Desenvolver um trabalho integrado e interdisciplinar da cultura das localidades de Fortaleza dos Valos. • Elaborar portfólio a partir das pesquisas e trabalhos dos alunos. • Desenvolver o conhecimento, a valorização resgate e a divulgação da cultura local para a comunidade através de uma Mostra do conhecimento. • Identificar os costumes e tradições que são cultivados em cada localidade . 6.METODOLOGIA Este projeto será realizado num primeiro momento com os professores organizarão seu roteiro de trabalho, contatando antecipadamente com moradores das localidades para que possam ter um ponto de encontro no momento da pesquisa. E, num segundo momento será realizado um passeio para conhecer os limites do município e será feito um cronograma de visitas em cada localidade. 6 PÚBLICO ALVO Alunos da E.E.E.F.Coronel Lúcio Annes Dias, da Educação Infantil a 8ª série do Ensino Fundamental, professores, funcionárias e comunidade escolar. 7. CRONOGRAMA 23/08 Viagem para conhecer os limites do município. 24/08 Atividade na localidade Sutil- Profª Maristela 28/08 Atividade na localidade Rincão dos Valos- Profª Cristiane 29/08 Atividade na localidade Pontão- Profª Jamila e Nelda 30/08 Atividade na localidade Sede Vitória- Profª Tere 04/09 Atividade na localidade Portão – Profª Juliane e Isabel

Nenhum comentário: