terça-feira, 13 de novembro de 2012

HISTÓRIA DE FORTALEZA DOS VALOS

Dois mil e doze é um ano especial, Fortaleza dos Valos está comemorando 30 anos de Emancipação, de grandes sonhos, e muitas conquistas. Esta realidade se deve à dedicação e coragem de nossos antepassados, aqueles que colonizaram nossas terra, e também de todos que deram sua contribuição para o engrandecimento de cada instituição, de cada entidade, de cada organização de cada localidade, que somadas formam Fortaleza dos Valos que hoje conhecemos. Queremos mostrar com um pequeno texto e uma bela apresentação um pouco da trajetória do nosso Município. Fortaleza dos Valos está localizada na região central do Rio Grande Do Sul. É tarefa difícil e complexa situar a origem de Fortaleza dos Valos num quadro histórico mais amplo, já que não há um marco de referência preciso. Temos versões que foram deixadas pelos primeiros habitantes, a origem mais remota conta que antigos índios guaranis que certamente habitavam esta área , foram os primeiros desbravadores dos rincões de Fortaleza dos Valos, e que estes lugares tenham sido chamados de Fortaleza.
Outra versão é que na construção da Fazenda Fortaleza os valos eram feitos para separar as invernadas de gado, pois na época não havia cercas de arame para separar o gado, e hoje ainda existem alguns valos que comprovam isso. Depois dos índios o primeiro habitante foi o Padre Antônio Pompeo Pais de Campos, padre de Cruz Alta.
Os primeiros colonizadores chegaram por volta de 1930, sendo italianos em sua maioria vindos da região da 4ª Colônia, e as primeiras famílias a chegarem foi a de Pedro Stefanello, João Libreloto, Olívio Rocha, Atílio Facco, Jacinto e Justino Rossato, Etecelino Rubert e João Fredi.
Um pouco mais tarde os alemães em sua maioria vindos do Vale do Taquari.
E Famílias luso brasileiras também vieram colonizar Fortaleza dos Valos. Ao chegar acampavam embaixo de árvores até suas casas ficarem prontas, as casas que foram sendo feitas eram sem luxo e sem conforto. Dona Ana Librelloto era a parteira , somente na cidade de Cruz Alta que tinha hospital, e não tinham carro para se deslocar até lá , fez mais de 1000 partos nenhuma criança morreu nos partos que ela fez.Os alunos estão representando uma ocasião em que Dona Ana foi chamada para fazer um parto.Tendo ela na ocasião um bebê com apenas 20 dias de vida.
Em relação a saúde, tinha uma venda de remédios do senhor Mateus Pinto de Souza e além dele o Senhor Cândido Gomes da Silva tinha conhecimento de doenças e atendia a todos a qualquer hora do dia ou da noite.
A alimentação das famílias era bem simples , a base de produtos cultivados por eles mesmos , todos os colonos eram possuídos de uma religiosidade profunda , religiosidade que servia de ânimo nas horas de doenças, safras frustradas e cansaço dos trabalho.Enquanto a esposa preparava o jantar, a família se reunia em volta do fogão ou da mesa para rezar o terço.
Conhecido como Celeiro Mecanizado do Rio Grande do Sul , devido ao número de maquinários agrícolas existentes nas propriedades rurais.A base econômica é o setor primário, tendo maior expressão a Agricultura , com a produção de soja, trigo, milho e aveia e outros.o
A Pecuária, também é bastante expressiva na economia de Fortaleza dos Valos , principalmente a pecuária leiteira que vem a cada ano evoluindo e adotando novas tecnologias para melhorar a produção.
O Comércio em nosso Município é uma das atividades econômicas que está crescendo e se diversificando, temos na sede do Município lojas de roupas e calçados, móveis, eletrodomésticos, materiais de construção, armarinhos, farmácias, bazares, autopeças, insumos agrícolas entre outros.
A industria é uma atividade econômica presente no Município com fábricas de móveis, metalúrgicas, massas, e muito evidente a agricultura familiar representada na Casa do produtor.
Turismo-Atualmente Fortaleza dos Valos vem trabalhando e desenvolvendo o Turismo Cultural e de Eventos, sendo ainda participante do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Rota das Terras. Atualmente são realizadas as seguintes festividades nas localidades de Fortaleza dos Valos:Festival Regional do Peixe( Esquina Gaúcha), Jantar Italiano e Jantar alemão,Rodeio Crioulo, Carnaval, Baile da Escolha da Rainha do Município ( Sede do Município),Festa da Uva e Festival do vinho( Sutil. As atrações turísticas do nosso Município são: O maior Lago Artificial do Estado do Rio Grande do Sul , Praça Municipal Três de Maio, Voçorocas do Ivaí, Capela São Roque, Museu Padre Jerônimo Martini. Emancipado em 1982, hoje o município tem cerca de 5 mil habitantes, passamos agora para a apresentação dos Prefeitos que estiveram a frente da administração nesses 30 anos e participaram das conquistas desta terra, os alunos das turmas do pré escolar, 1º,2º 3º e 4º anos representarão esses prefeitos e dirão a sua frase celebre: O 1° Prefeito, o senhor Imério Rossato que teve sua gestão de 1983 a 1988 teve como vice-prefeito Osvaldo Rubin Facco : “ Unidos ontem, hoje e amanhã para o bem estar de todos, com a riqueza que vem da terra e do trabalho, construindo e alicerçando a infra estrutura municipal”. O 2° Prefeito o senhor Osvaldo Facco sua gestão foi de 1989 a 1992 seu vice-prefeito foi o senhor Inácio Rubert: “ Trabalhamos por uma Fortaleza dos Valos mais unida participativa e melhor”. O senhor Imério Rossato foi o 3° Prefeito de Fortaleza dos Valos de 1993 a 1996 e tendo como vice-prefeita Avani Barros Scapin: “ Queremos uma Fortaleza mais humana, fraterna e cristã”. O 4° Prefeito foi o senhor Paulo Fuchina Facco de 1997 a 2000 com o vice-prefeito senhor Orlando Battu: “Um lugar ainda melhor de se viver”. O 5° Prefeito foi novamente o senhor Paulo Fuchina Facco que foi reeleito juntamente com o senhor Orlando Battu de 2001 a 2003. O 6° Prefeito o senhor Orlando Battu seu mandato foi no ano de 2004: “Um lugar ainda melhor de se viver” Seu Osvaldo Facco que foi o 7° Prefeito de Fortaleza dos Valos tendo como vice-prefeito o senhor Adair Toledo no ano de 2005 a 2008: “ Resgatar a unidade política e a administração do município” Fortaleza dos Valos tem 30 anos de caminhada e para construirmos os próximos 30 anos lembramos o que seu Ermélio Rossato cita no seu livro História de Fortaleza dos Valos e aqui podemos reforçar... Fortaleza dos Valos conta com um potencial humano dos mais laboriosos, uma vasta lavoura de alta produtividade, infra-estrutura em pleno desenvolvimento...relembrando essas valiosas palavras. Aqui temos a família Coronel Lúcio Annes Dias que a cada dia semeam sementes do seu trabalho em educação com as crianças e adolescentes deste educandário, esses que ajudarão na construção dos próximos 30 anos de Município. Créditos: O texto o teatro foi cedido pela E.M.E.I.Vó Justina Rossato.

Nenhum comentário: